Inscrições Abertas Zimny Kids
00Dias
00Hrs
00Min
00Seg
Garantir Vaga
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mexa-se: Exercício físico pode reduzir em até 40% o risco de morte precoce, diz estudo global

Mesmo começando após os 60 anos, se movimentar com regularidade ajuda a viver mais e melhor

Caminhar no parque, dançar na sala, subir escadas ou até varrer o quintal. Qualquer movimento conta e pode fazer toda a diferença na sua saúde. Uma nova análise global, que reuniu dados de mais de 7 milhões de pessoas ao redor do mundo, mostrou que fazer exercícios com frequência reduz em até 40% o risco de morte precoce por todas as causas, além de prevenir doenças graves como problemas cardíacos e câncer. 

A boa notícia? Nunca é tarde para começar. O impacto positivo da atividade física foi ainda mais forte em adultos mais velhos, segundo o estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

“Isso reforça que mesmo começando mais tarde na vida, ainda é possível ganhar mais anos com saúde”, afirmou Gregore Mielke, pesquisador da Universidade de Queensland, na Austrália.

Exercício é remédio natural e gratuito

“O exercício reduz o risco de uma forma que você não consegue com medicamentos. É como o elixir da juventude”, disse o cardiologista Andrew Freeman, especialista em prevenção de doenças cardiovasculares nos EUA.

A pesquisa mostrou que pessoas que praticam ao menos 150 minutos de atividade moderada por semana (como caminhada rápida ou dança) ou 75 minutos de exercícios intensos (como corrida ou spinning), têm:

  • 40% menos risco de morrer por doenças cardiovasculares (como infarto e AVC)
  • 25% menos risco de morrer por câncer
  • E uma redução média de 22% no risco geral de morte precoce, mesmo para quem era sedentário e começou depois

Já aqueles que pararam de se exercitar, infelizmente, perderam parte desses benefícios.

Se você vive nos EUA e trabalha muito: comece com o que é possível

Sabemos que a vida do imigrante brasileiro em Massachusetts não é fácil. Muitas vezes se trabalha em dois ou até três empregos, sobra pouco tempo e energia. Mas encontrar formas de se mexer, mesmo que seja em pequenos intervalos, pode fazer diferença no seu corpo e na sua mente:

  • Subir escadas no lugar do elevador
  • Caminhar enquanto fala com alguém pelo telefone
  • Colocar uma música e dançar por 15 minutos
  • Levar os filhos ao parque e se movimentar junto
  • Aproveitar os finais de semana para caminhar com amigos

Mexer o corpo é também cuidar da saúde mental

Além dos benefícios físicos, movimentar-se ajuda a liberar endorfinas, melhora o humor e reduz sintomas de ansiedade e depressão, questões comuns entre muitos imigrantes que lidam com saudade, pressão e solidão.

Encontre o seu jeito de se mover

O estudo reforça que, mesmo sem atingir as metas oficiais de exercício, qualquer movimento já é melhor do que nenhum. O importante é encontrar algo que você goste e que caiba na sua rotina.

“Se possível, combine atividades aeróbicas com resistência: caminhe com uma mochila leve, pedale em subidas, ou use elásticos e pesos simples em casa”, aconselha Freeman.

E se puder, faça companhia a alguém. O exercício feito em grupo, em casal ou com amigos também fortalece os laços e ajuda a manter a constância.


Que tal começar hoje? Coloque um tênis confortável e caminhe por 15 minutos. É pouco tempo, mas é um grande passo rumo a uma vida mais saudável. E se quiser, compartilhe com a gente a sua rotina de atividade física, vamos adorar te incentivar nessa jornada!

Zimny Magazine

Conectando Brasileiros em Massachusetts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Histórias reais que atravessam fronteiras.

CONTATO

Copyright © 2026 Zimny Magazine. Todos os direitos reservados.