Enquanto a Jamaica enfrenta a destruição deixada pelo furacão Melissa, duas mulheres de Massachusetts unem esforços para coordenar ajuda humanitária e apoiar familiares na ilha.
Com o furacão Melissa devastando a Jamaica, duas mulheres de Massachusetts estão se mobilizando rapidamente para ajudar o país que chamam de lar em seus corações.
Bridgette Hylton, fundadora da organização sem fins lucrativos For A Better Jamaica, sediada em Worcester, acompanha de longe os impactos da tempestade, enquanto tenta manter contato com familiares que enfrentam a destruição no terreno.

Sua tia, Jacqueline Stevens, está abrigada em Kingston, onde ventos intensos e cortes de energia tomaram conta da cidade.
“Estou mais ansiosa porque estamos esperando a Melissa desde sábado, e ela está se movimentando muito lentamente”, disse Stevens na terça-feira. “É só uma vontade enorme de que tudo acabe logo.”
Stevens afirma que sua casa resistiu ao furacão Gilbert em 1988, mas teme que desta vez os danos possam ser piores. “Muita gente na Jamaica vai precisar de ajuda. Haverá pessoas que perderão toda a sua estrutura”, acrescentou.

Enquanto isso, Hylton mobiliza doações e voluntários. Sua ONG está organizando o envio de alimentos, água, fórmula infantil, roupas e produtos de higiene para os afetados.
“Não sabemos exatamente quais serão as necessidades, mas sabemos que serão significativas”, disse ela. “Vimos o que aconteceu com Porto Rico após o último furacão que atingiu a região — então sabemos que a situação pode ser potencialmente catastrófica.”
Outra voz que se ergue na ajuda é a de Niambe McIntosh, filha da lenda do reggae Peter Tosh e fundadora da Peter Tosh Foundation, sediada em Boston. A fundação está arrecadando fundos para apoiar líderes comunitários e famílias na Jamaica.
“Conseguimos arrecadar dinheiro suficiente para a comunidade de Bluefields, que é de onde meu pai, Peter Tosh, é originário”, disse McIntosh. “Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que as pessoas saibam como se manter seguras.”
Ambas as organizações reforçam que qualquer contribuição faz a diferença.
Doações podem ser feitas por meio dos sites forabetterjamaica.org e petertoshfoundation.org.
