Inscrições Abertas Zimny Kids
00Dias
00Hrs
00Min
00Seg
Garantir Vaga
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA aprovam primeiro comprimido diário do Wegovy para perda de peso; saiba quando chega às farmácias

Aprovação da FDA coloca a Novo Nordisk à frente na corrida contra a obesidade. Medicamento oral elimina a necessidade de agulhas e promete custo inicial de US$ 149.

Uma nova era no tratamento da obesidade começou nesta segunda-feira com a aprovação, pelos reguladores dos Estados Unidos (FDA), da versão em comprimido do popular medicamento Wegovy. Desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, este é o primeiro medicamento oral de uso diário aprovado para tratar a condição, oferecendo uma alternativa aguardada para quem deseja evitar as injeções semanais.

Representantes da empresa confirmaram que os comprimidos devem chegar às prateleiras das farmácias americanas dentro de algumas semanas.

Como funciona e eficácia

O novo comprimido contém 25 miligramas de semaglutida, o mesmo princípio ativo das versões injetáveis do Wegovy e do Ozempic. Ele pertence à classe dos medicamentos GLP-1, que imitam um hormônio natural responsável por controlar o apetite e a sensação de saciedade.

Em estudos clínicos, o Wegovy oral demonstrou resultados robustos: os participantes perderam, em média, 13,6% do peso corporal ao longo de 15 meses. O resultado é muito próximo da versão injetável, que apresenta uma média de 15% de perda de peso.

Adeus às agulhas, mas com regras

Embora elimine o desconforto das injeções, o comprimido exige disciplina. Para garantir que o medicamento não seja destruído pelo estômago antes de ser absorvido, a Novo Nordisk desenvolveu uma tecnologia específica. Por isso, o paciente deve tomar o remédio pela manhã, em jejum, com um pequeno gole de água e aguardar 30 minutos antes de comer ou beber qualquer outra coisa.

Corrida farmacêutica e custos

A aprovação dá à Novo Nordisk uma vantagem estratégica sobre sua principal concorrente, a Eli Lilly, cujo medicamento oral (orforglipron) ainda está sob análise da FDA e não possui restrições alimentares de dosagem.

Especialistas veem na versão oral uma chance de democratizar o tratamento. “Existe toda uma faixa etária que pode se beneficiar dos comprimidos”, afirmou a Dra. Fatima Cody Stanford, especialista em obesidade do Hospital Geral de Massachusetts.

A produção de comprimidos tende a ser mais barata que a de injetáveis. A Novo Nordisk informou que a dose inicial estará disponível por US 149 mensais em alguns fornecedores, um valor significativamente menor do que os US 1.000 cobrados atualmente pelas canetas injetáveis sem seguro.

“É tudo uma questão de preço”, resumiu a Dra. Angela Fitch, diretora médica da knownwell. “Só me dê um remédio que custe 100 dólares por mês e que seja relativamente eficaz.”

Efeitos colaterais

Assim como as versões injetáveis, o comprimido pode apresentar efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo náuseas e diarreia.

Fonte: Boston.com

Zimny Magazine

Conectando Brasileiros em Massachusetts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Histórias reais que atravessam fronteiras.

CONTATO

Copyright © 2026 Zimny Magazine. Todos os direitos reservados.