O início da temporada de inverno na Nova Inglaterra trouxe um cenário alarmante para a saúde pública. O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (DPH) confirmou, nesta segunda-feira, que três crianças e 29 adultos perderam a vida devido a doenças relacionadas à gripe. O dado preocupa especialistas, pois o pico da doença, que normalmente ocorre entre janeiro e fevereiro, foi antecipado este ano.
Enquanto os casos de COVID-19 e VSR (Vírus Sincicial Respiratório) permanecem em níveis baixos, a gripe tem sido a principal responsável pela sobrecarga do sistema de saúde. Segundo o DPH, diversas unidades médico-cirúrgicas em hospitais do estado já relatam níveis de ocupação superiores a 90%.
Apelo à vacinação
Em um comunicado oficial, o Comissário de Saúde Pública, Robbie Goldstein, destacou a gravidade da situação. “Estamos vendo crianças gravemente doentes e famílias sofrendo perdas devastadoras. Existe uma maneira simples e eficaz de lidar com isso: as vacinas”, afirmou Goldstein.

As autoridades reforçam que ainda não é tarde para se imunizar. A vacina contra a gripe e o reforço da COVID-19 são as ferramentas mais eficazes para prevenir hospitalizações e salvar vidas, protegendo não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade.
Sintomas e Prevenção
A gripe deste ano tem se manifestado com sintomas intensos, incluindo:
- Febre alta e calafrios;
- Dores musculares e de cabeça;
- Fadiga extrema e tosse;
- Dor de garganta e congestão nasal.
A recomendação para quem apresentar sintomas é clara: fique em casa. Evitar a propagação é essencial para aliviar a pressão nos hospitais. Além disso, medicamentos antivirais como o Tamiflu (oseltamivir) podem ser prescritos por médicos para reduzir o risco de quadros graves, especialmente em grupos de risco.
Fonte: NBC Boston







