Uma nova pesquisa da Gallup mostrou que apenas 54% dos americanos consomem álcool, o menor índice já registrado desde o início do monitoramento em 1939. Além disso, pela primeira vez, a maioria (53%) acredita que até o consumo moderado, uma ou duas doses por dia, faz mal à saúde.
Mesmo entre os que bebem, o consumo está em queda. Apenas 24% disseram ter ingerido álcool no último dia, e 40% relataram ter passado mais de uma semana sem beber, recorde desde 2000. A redução é visível em todas as idades, com destaque para adultos entre 35 e 54 anos, que diminuíram em 10 pontos percentuais seu consumo desde 2023.

Especialistas apontam que a mudança acompanha o avanço das pesquisas médicas, que derrubam a ideia de que beber moderadamente poderia trazer benefícios. Recentes diretrizes da Associação Americana do Coração já recomendam evitar totalmente o álcool, e autoridades de saúde dos EUA avaliam atualizar orientações oficiais que permanecem inalteradas desde 1990.

Apesar da queda acentuada, resta a dúvida se a mudança de comportamento está sendo guiada pela ciência ou por transformações culturais, como a tendência de jovens da Geração Z beberem menos que as gerações anteriores.
