Obra será lançada em setembro e traz bastidores da corrida eleitoral mais curta da história moderna dos EUA
A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou nesta última semana, o lançamento de um novo livro em que compartilha os bastidores da sua corrida presidencial de 2024. A obra, intitulada “107 Days”, chega às livrarias no dia 23 de setembro e promete revelar os detalhes de como ela assumiu, em tempo recorde, a cabeça da chapa democrata após a saída de Joe Biden da disputa.“Foi intenso, de alto risco e profundamente pessoal – para mim e para tantos de vocês”, escreveu Harris em sua conta oficial no X (antigo Twitter). “Ao escrever esse livro, uma verdade continuava voltando para mim: às vezes, a luta leva tempo.”

Campanha relâmpago e reflexões pós-mandato
O título do livro faz referência aos 107 dias de campanha geral que Harris teve para concorrer à presidência, a mais curta da era moderna americana. Ela assumiu a liderança da candidatura após a retirada de Biden, e sua jornada, embora rápida, foi marcada por decisões estratégicas intensas e um forte apelo à representatividade e justiça social.
Desde que deixou o cargo, Kamala tem evitado os holofotes, mas declarou que passou esse tempo refletindo profundamente sobre sua trajetória. “Acredito que há valor em compartilhar o que vi, o que aprendi e o que sei que será necessário para seguir em frente”, afirmou.
O anúncio do livro chega um dia após Harris confirmar que não disputará o governo da Califórnia em 2026 mas também não fechou as portas para uma possível candidatura à presidência em 2028.
Primeira entrevista desde que deixou o cargo
Dentro em breve, Kamala Harris fará sua primeira entrevista desde que deixou a vice-presidência, participando do programa The Late Show with Stephen Colbert. A expectativa é que ela comente tanto o livro quanto os possíveis planos para seu futuro político.
Por que essa história importa para os brasileiros nos EUA?
Kamala Harris foi a primeira mulher negra e de origem asiática a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos, o que, por si só, carrega um peso histórico para todas as comunidades de imigrantes. Sua trajetória – marcada por obstáculos, representatividade e resiliência – se conecta com muitos brasileiros que lutam diariamente por espaço, reconhecimento e estabilidade neste país.
Além disso, o livro pode oferecer uma visão valiosa de como decisões políticas são tomadas nos bastidores, algo importante para qualquer pessoa que deseja entender mais sobre o sistema que impacta diretamente a vida de quem vive, trabalha e cria filhos nos Estados Unidos.
