A Escola St. Joseph tornou-se a segunda instituição de ensino em Medford a fechar as portas em menos de uma semana devido a preocupações com a saúde pública. A escola anunciou o cancelamento das aulas e do programa de desenvolvimento educacional (EDP) até a próxima quinta-feira, após um número “significativo” de alunos ser enviado para casa com sintomas de gastroenterite.
A decisão foi tomada após um aumento repentino no número de faltas e ocorrências médicas na segunda-feira, quando aproximadamente 20% do corpo discente estava ausente, segundo dados confirmados por Terrence Donilon, secretário de comunicação e relações públicas do Escritório das Escolas Católicas.
Medidas de Higienização
Em comunicado enviado aos pais, a direção da escola informou que a pausa nas atividades letivas visa conter a propagação da doença antes do feriado. O período sem aulas será utilizado para realizar uma “limpeza e higienização profunda” nas instalações.
Inicialmente, a previsão era de que as aulas fossem retomadas na quarta-feira. No entanto, os administradores optaram por estender o fechamento por mais um dia para permitir a atuação de uma empresa de limpeza profissional especializada em desinfecção.
Embora ainda não haja confirmação laboratorial de que o agente causador seja o norovírus, Donilon afirmou que a escola está tratando a situação com a máxima cautela: “Se for confirmado que a infecção estomacal é norovírus, uma limpeza profissional é a medida apropriada”, disse o porta-voz. As aulas estão programadas para retornar normalmente na quinta-feira.
Surto na Cidade?
O fechamento da St. Joseph ocorre poucos dias após um incidente similar na rede pública de ensino da cidade. Na semana passada, a Escola Primária Roberts (Roberts Elementary School) permaneceu fechada por dois dias após mais de 130 alunos faltarem devido a um provável surto de norovírus.
As autoridades de saúde recomendam que pais fiquem atentos a sintomas como vômito, diarreia e dores estomacais, mantendo as crianças em casa até que estejam completamente recuperadas para evitar novos contágios.
Fonte: Boston.com







