Estado já registra 13 mortes pela doença nesta temporada; autoridades reforçam importância da vacinação com o aumento das viagens de fim de ano.
Com o aumento exponencial das viagens para as festas de fim de ano, médicos de Massachusetts emitiram um alerta urgente nesta segunda-feira. A preocupação envolve a combinação do alto índice de contágio local com a ameaça de uma cepa de “supergripe” que está sobrecarregando hospitais em diversos países da Europa.
As autoridades de saúde classificaram o estado de Massachusetts como uma zona de “alto risco” para a gripe (Influenza), baseando-se no rápido aumento do número de consultas médicas e atendimentos de emergência relacionados a sintomas gripais nas últimas semanas.
Números preocupantes
A gravidade da temporada atual já se reflete nos dados oficiais. Até o momento, o estado confirmou 13 mortes decorrentes de complicações da gripe.
O receio dos especialistas é que o fluxo intenso de viajantes internacionais e domésticos durante o Natal e o Ano Novo acelere a disseminação do vírus, importando também a variante mais agressiva que circula no continente europeu.
Prevenção
Diante do cenário, a recomendação das autoridades é clara: a vacinação continua sendo a principal ferramenta de defesa. Especialistas reforçam que a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de reduzir a gravidade dos sintomas, evitar hospitalizações e prevenir mortes.
Para quem vai viajar ou receber familiares, medidas adicionais como a lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras em locais de grande aglomeração (como aeroportos) também são aconselhadas.
Fonte: MASS.gov







